De quem é a Ilha do Urubu? Verifique isto – O que aconteceu com a Ilha do Urubu
O Flamengo rescindiu o contrato com a Portuguesa e aposentou o estádio batizado de Ilha do Urubu. A decisão foi tomada na última quinta-feira (5) pela diretoria do clube. No início do ano, um temporal causou estragos nas torres de iluminação e dependências do local.O Flamengo rescindiu o contrato com a Portuguesa da Ilha do Governador e não usará mais o estádio do clube, que foi batizado após a reforma rubro-negra de Ilha do Urubu. A medida foi tomada após o contrato firmado entre o clube da Gávea e a concessionária do Maracanã para uso do estádio até o fim de 2020.
Durante o último século, até a década de 1960, torcedores de Fluminense, Vasco e Botafogo usavam o termo Urubu para se referir aos Rubro-Negros. A associação tinha conotação racista, por conta do das cores do animal, que era comparado à torcida do Flamengo, composta em grande número por negros.
Juntando as treze partidas que o Flamengo fez na Ilha do Urubu, foram 155.646 torcedores pagantes no total.
O que Paulo Sousa achou do Ninho do Urubu
Em casa: depois de desembarcar no Rio, o novo técnico do Flamengo, Paulo Sousa conheceu o Ninho do Urubu. Ainda no aeroporto, inclusive, o treinador elogiou a instalação e destacou a importância das boas condições do CT para o trabalho e o nível de performance dos jogadores.Pensões extintas. Em dezembro de 2020, ressaltou a DPRJ, o TJRJ extinguiu o pedaço da ação que obrigava o clube a manter o pagamento de pensões aos familiares das vítimas fatais.Em 1969, eis que surge um novo mascote. Por conta do grande número de afro-descendentes e pessoas de baixa renda, torcedores adversários costumavam provocar a torcida do Flamengo nos estádios com gritos de ''urubus''. O que era para ser um apelido ofensivo, acabou se tornando mascote de uma nação.
Até a década de 1960, o mascote do clube era um Popeye, uma alusão às origens náuticas. Contudo, sem tanta identidade popular, a representação não ganhou tanta adesão. Das arquibancadas, entretanto, os gritos das torcidas de Botafogo, Fluminense e Vasco tinham um coro uníssono em jogos no Maracanã: Urubu! Urubu!
Porque a torcida do Flamengo é chamada de mulambo
O termo “mulambo” é historicamente usado por torcidas de Vasco, Fluminense e Botafogo para "inferiorizar" o arquirrival Flamengo, apesar de um contexto de preconceito racial que remete aos tempos da escravidão. O significado ainda é desconhecido por parte do público e gera debate nos dias atuais.O Flamengo teve como escolhido o marinheiro Popeye. A escolha foi feita por conta da força e valentia com que o clube conseguia reverter situações quase impossíveis. Além disso ambos possuíam grande ligação com o mar. Em 1969, eis que surge um novo mascote.O Rubro-Negro tem 42 milhões de torcedores, enquanto o Alvinegro possui 29,4 milhões. O mais próximo da dupla é o São Paulo, com 16,8 milhões. Com isso, e por se tratar da primeira final entre Flamengo e Corinthians desde 1991, é possível afirmar que é a maior decisão de Copa do Brasil em proporções de torcida.
Porém, os rivais chamavam os flamenguistas de urubus com uma conotação pejorativa, dado que boa parte da torcida do Flamengo naquela época era formada por torcedores negros, então viviam gritando pelos estádios em uníssono: URUBU! URUBU!
Centro de Treinamento George Helal | |
---|---|
Custo | R$ 15 Milhões – Módulo das categorias de base. R$ 26 Milhões – Módulo do futebol Profissional. |
Outras informações | |
Proprietário | Clube de Regatas Flamengo |
Administrador | Clube de Regatas Flamengo |
O CT Ninho do Urubu está avaliado em mais de 350 milhões de reais e é uma referência para outros clubes no mundo.
Porque o Flamengo não paga as famílias
O TR-RJ extinguira, em dezembro de 2020, parte da ação que obrigava o clube a pagar pensões às famílias dos dez mortos na tragédia. Na ocasião, o tribunal ainda reduzira para cinco salários mínimos o valor que o Flamengo deveria repassar aos sobreviventes que não haviam feito acordo de indenização com o clube.corvo
E nada tem a ver com bacalhau. E, sim, com um pássaro preto, mais precisamente, um corvo. Aliás, o nome é imponente: Dom Corvo I e Único. O surgimento do corvo como mascote do Vasco data de 1947.A adesão ao mosqueteiro como mascote do clube aconteceu ainda em 1946. Segundo o Grêmio, o mascote simboliza a união e a bravura com que os gremistas se entregam à disputa, seguindo o espírito de “um por todos e todos por um”, como os mosqueteiros do romance de Alexandre Dumas.