Como ver protesto online? Verifique isto – Como consultar um protesto pela internet
Através do site da Central Nacional de Protesto (CENPROT), www.PesquisaProtesto.com.br, você pode fazer uma Consulta Gratuita de Protesto e obter informações sobre a existência de protesto, além de ter toda a orientação de como regularizar essa situação.O primeiro passo é descobrir em qual Tabelião de Protesto o título está protestado e para obter essa informação clique aqui ou acesse www.protestosp.com.br.
Lembre-se: um título protestado não caduca. Ele permanece na condição de protestado até que seja feito o cancelamento do protesto e após a comprovação do pagamento da dívida. Porém, os órgãos de proteção ao crédito por força de lei, fornecem a informação apenas dos últimos 5 anos.
A partir desta quinta-feira (28), o protesto de dívidas em cartório – também conhecido como protesto extrajudicial – é um serviço gratuito em todo o Brasil.
Quais as dívidas que não prescrevem
Em cinco anos, prescrevem as dívidas contraídas por instrumento público ou particular. Vale lembrar que as dívidas só prescrevem se nunca tiverem sido cobradas. Ou seja, se você está sendo cobrada por uma dívida, ela nunca irá prescrever.Como fazer o cancelamento do protesto
- Acesse o site www.protestosp.com.br;
- Localize o menu cancelamento de protesto em seguida clique na opção pedido de cancelamento;
- Informe o nº do CPF e as dívidas pagas que precisam ser canceladas irão aparecer;
- Escolha a forma de pagamento;
- Pronto!
Como fazer o cancelamento do protesto
- Acesse o site www.protestosp.com.br;
- Localize o menu cancelamento de protesto em seguida clique na opção pedido de cancelamento;
- Informe o nº do CPF e as dívidas pagas que precisam ser canceladas irão aparecer;
- Escolha a forma de pagamento;
- Pronto!
Existe um prazo para prescrição das dívidas O nosso Código Civil afirma que qualquer dívida prescreve em até 10 anos. Nesse caso, a dívida deixa, sim, de existir. Ou seja, o credor não pode mais efetuar a cobrança.
Como ver todas as minhas dívidas
Veja como é fácil fazer consulta do CPF na Serasa para saber se tem dívidas ou se o seu nome está negativado:
- Baixe o app da Serasa. Baixe o aplicativo da Serasa no Google Play ou na App Store. Se preferir, acesse a sua área logada no site.
- Cadastre-se. Faça login com seu CPF e senha.
- Consulte seu CPF. Pronto!
Com as informações do credor e da dívida, você vai precisar: Fazer o pagamento da dívida. Pedir ao credor a carta de anuência (declaração onde o credor autoriza que o título ou documento de dívida protesto seja cancelado). Levar a carta de anuência ao cartório para retirar o protesto do seu nome.A consulta de protesto é grátis, basta consultar seu CPF no site do Serasa Consumidor. Assim, você fica sabendo o número e a localidade do cartório onde seu nome foi protestado. Exemplo: Cartório 01, São Paulo-SP.
Existindo um processo na Justiça, e pedida e aprovada a penhora de uma conta poupança, desde que os recursos depositados ultrapassem o valor correspondente a 40 salários mínimos, o que exceder esta quantia poderá ser penhorado.
1. Saber o valor e urgência de cada dívida. Para isso, basta consultar seu nome e CPF nos bancos de dados dos órgãos protetores de crédito. Dessa forma, também é possível saber quem são os credores das dívidas, para seguir com tranquilidade para as próximas etapas.
Veja o passo a passo de como ver o seu CPF negativado e possui o nome na lista de proteção ao crédito:
- Acesse o site da Serasa;
- Clique em “Consultar CPF grátis”;
- Cadastre-se, caso ainda não tenha;
- Se precisou cadastrar, confirme seu e-mail;
- Entre com seu login e senha;
- Clique em “Meu CPF” e confira se há pendências.
Quanto tempo o CPF fica protestado
No entanto, vale lembrar que o protesto em cartório também tem prazo de validade. Isso significa que, após cinco anos, o nome do cliente devedor deverá ser retirado da lista de inadimplentes.Esse é o prazo para processar as informações e comunicar o banco de dados dos cartórios de protesto (Cenprot-SP) e das entidades de proteção ao crédito (SPC, Boa Vista-SCPC e Serasa). Lembre-se: um título protestado não caduca.Para consulta protesto CNPJ na Receita Federal, acesse o site do órgão e vá até o campo “Serviços”. Em seguida, clique em “Certidões e Situação Fiscal”. Na sequência, acesse “Certidão Negativa de Débito”. Se houver pendências, é possível emitir um boleto e efetuar o pagamento online.