Como usar celular do Japão no Brasil? Verifique isto – Como saber se o celular comprado no exterior funciona no Brasil
Para saber se um celular tem compatibilidade com as redes brasileiras, é necessário procurar no site da fabricante, ou então no site da loja de onde você pretende adquirir o smartphone. Se a empresa for séria, a informação estará entre as especificações técnicas mais detalhadas.Vá no painel de configuração do seu celular e procure por “ativar serviços de roaming”, mas não ative, é só para ver se há essa função. Se houver, isso indica que o seu celular é habilitado para funcionar fora do país. O desbloqueio para usar chip internacional varia dependendo do dispositivo e da operadora.
Como na internet se encontra tudo, o mesmo vale para saber se um celular que você pretende comprar funciona em qualquer país do mundo, inclusive no Brasil. O segredo é usar o Will My Phone Work, uma ferramenta online alimentada continuamente que permite informar modelo do aparelho e descobrir onde ele opera.
O consumidor deverá entrar em contato com a operadora estrangeira, ou com a empresa responsável pela venda do aparelho, para que seja providenciado o desbloqueio do celular. A Resolução Anatel nº 242/2000, em seu art.
Como regularizar o celular na Anatel
Acesse www.anatel.gov.br/celularlegal ou Ligue *XXXX”. O bloqueio afeta apenas o telefone celular, e não a linha telefônica. O consumidor que colocar o chip em outro smartphone terá o serviço reativado automaticamente.NTT Docomo
A principal operadora de telefonia móvel japonesa, NTT Docomo, planeja fechar cerca de 700 lojas físicas, ou cerca de 30% de seus locais de varejo, até o ano fiscal de 2025, diante da crescente digitalização dos serviços, apurou o “Nikkei Asia”.Usar um chip internacional é mais fácil do que você pensa: basta colocar o chip no seu celular ao desembarcar no seu destino, e pronto. O aparelho já estará pronto para uso. No caso de viagens à Europa, recomenda-se colocar o chip no celular enquanto ainda estiver no Brasil, por um motivo bastante compreensível.
Se você se preocupa em como usar celular no exterior sem precisar trocar de número, o plano de roaming internacional pode ser uma boa alternativa para a sua viagem. Nessa modalidade, o viajante entra em contato com a operadora de telefonia móvel que utiliza no Brasil e contrata o serviço em diferentes formatos.
Como homologar o celular na Anatel
Para homologar um produto é necessário encaminhar os seguintes documentos ao IBRACE:
- Especificação técnica;
- Comunicação da rastreabilidade juntamente com dados da unidade Fabril da amostra;
- Manual técnico;
- Manual do usuário;
- Fotos externas e internas;
- Fotos da label;
- Esquema elétrico;
- ISO 9001;
Como ativar/desativar dados em roaming no Android:
- Abra o menu de aplicativos e vá até “Configurações” (ícone da engrenagem);
- Clique na opção “Mais” na parte de “Configurações de Redes”;
- Em seguida, clique em “Redes Móveis”;
- Toque no botão para ativar ou desativar os dados em roaming;
- Pronto!
Dessa forma, para saber se o seu celular vai funcionar ou não na frequência do país ou países que vai visitar, analise o modelo do seu telefone e pesquise. Também é possível obter essas indicações verificando o IMEI, combinação numérica única designada para cada telefone, uma espécie de identidade.
Os objetivo da medida, segundo a Anatel, é garantir mais segurança ao usuário, reduzir o número de roubos e furtos de aparelhos, e combater a falsificação e a clonagem de IMEIs.
Entre as consequências mais graves do uso de celulares não homologados estão os riscos à saúde, o bloqueio remoto dos aparelhos e o pagamento de multas. Para ser comercializado legalmente no Brasil, um dispositivo deve receber certificação e homologação da Anatel. Isso é obrigatório.
O mínimo para o chip Japão é de 5 dias e o máximo de 30 dias, com preço a partir de 55 dólares.
Qual aplicativo os japoneses usam para conversar
Paltalk
Paltalk. O paltalk é um aplicativo de chat semelhante ao Skype, mas que conta com salas temáticas onde os participantes podem baterost-papo via texto ou áudio. É comum a presença de japoneses nas salas, muitas vezes querendo praticar inglês ou português.É importante comprar um chip internacional para usar em seu celular no exterior porque nunca se sabe quando será necessário socorrer a ele. Pode ser que seja preciso ligar para o seguro viagem ou a empresa de aluguel de carro durante a viagem.O custo para adquirir um chip internacional pode variar, a depender da quantidade e velocidade de internet que o usuário busca ou de serviços adicionais como ligações ilimitadas. O investimento nesses cartões parte de R$ 59,90 e pode ultrapassar os R$ 400.