Como será a água em 2050? Verifique isto – Vai faltar água em 2050
Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), a previsão é de que a falta de água afetará cerca de 5 bilhões de pessoas no mundo até o ano de 2050. Esse número representa metade da população mundial estimada para o período.A ÁGUA NÃO VAI ACABAR, MAS PRECISA SER MELHOR GERENCIADA. Samuel Giordano. O estoque de água no mundo é constante há 500 milhões de anos. Para se debater as questões da água podemos começar pela sua formação no planeta Terra.
O padre afirmou que, de acordo com projeções da ONU, em 2025 40% da população mundial sofrerão com a escassez de água. Hoje, dois milhões de crianças morrem por ano no mundo em decorrência de doenças provocadas pela água. No Brasil, afirmou, 20% da população não têm acesso a água potável.
A água possui um ciclo natural, que faz com que esse bem não se esgote, mas as interferências humanas neste ciclo, para a economia, por exemplo, pode torná-la escassa. É o que explica o professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília, Sérgio Kóide.
Onde falta água hoje no mundo
Os lençóis freáticos estão hoje caindo nas principais regiões produtoras de alimentos: a planície norte da China; o Punjab na Índia e. o sul das Great Plains dos Estados Unidos, que faz do país o maior exportador mundial de grãos.Dentre as estratégias para enfrentar a crise de água, destacam-se a dessalinização da água do mar, a transposição de rios, a água de reúso e a conscientização da população. É cada vez maior o numero de países ao redor do mundo que sofrem com a escassez de água potável.A água salgada, na maneira como está disponível, não pode ser consumida. Essa água é rica em cloreto de sódio, o mesmo sal que usamos para preparar alimentos, e o excesso de sal no nosso corpo faz com que as células comecem a perder água por osmose, o que provoca desidratação.
Sem água para beber, os animais iriam desidratar e morrer em alguns dias. Não se iluda, nós somos animais e morreríamos mais cedo ou mais tarde também. Possivelmente bem cedo. As plantas também não resistiriam.
O que o Brasil está fazendo para evitar a falta de água
Dentre as estratégias para enfrentar a crise de água, destacam-se a dessalinização da água do mar, a transposição de rios, a água de reúso e a conscientização da população.Desde então, a parte mais populosa do país perdeu 56 trilhões de litros de água por ano. A situação na região Nordeste também é grave. No mesmo período, a perda foi de 49 trilhões de litros de água por ano. Os dados obtidos pelas imagens foram analisados com o objetivo de quantificar a perda de água no Brasil.Esse equilíbrio deve-se, essencialmente, a transformações de estados na água. A água é aquecida pelo sol e, assim que atinge uma determinada temperatura, entra no processo de evaporação permitindo que a água deixe o mar. A ação seguinte é conseguida pelos ventos que sopram as nuvens para locais mais frios na terra.
Kuwait
Rodeado pelo deserto, o Kuwait é considerado o país mais seco do mundo e o único onde não existe água doce.
Segundo os dados, os países com maior problema de falta de água no mundo estão concentrados principalmente no Oriente Médio:
- Catar.
- Israel.
- Líbano.
- Irã
- Jordânia.
O recurso natural está distribuído de forma bastante desigual pelo território nacional e, sem investimentos em infraestrutura para garantir o abastecimento, 74 milhões de brasileiros podem sofrer com a falta d'água até 2035.
Por que a água não deve ser paga
Se não é cobrado, tem que ser admitido, porque saneamento é saúde e é fundamental para a qualidade de vida da população como um todo. Essa questão de não cobrar tem que ser analisada sob a ótica da política pública: ninguém gasta a mesma quantidade de água.Ponto mais fundo dos oceanos
Saiba que o ponto mais profundo do planeta é conhecido como Challenger Deep, localizado na Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico, próximo às Ilhas Marianas.
Rio Tietê | |
---|---|
País(es) | Brasil |
País da bacia hidrográfica | Tietê-Paraná |