Como saber se o verbo está no subjuntivo? Verifique isto – Quando o verbo está no subjuntivo
O modo subjuntivo costuma ocorrer em ações verbais consideradas suposições ou hipóteses ainda não tidas como reais ou verossímeis no contexto empregado. Portanto, o modo subjuntivo é usado especialmente em contextos que denotam ordem, desejo, aprovação, proibição ou admiração.Exemplos de verbos no subjuntivo
Verbo usar: que ele use, se nós usássemos, quando eles usarem,… Verbo ser: que eles sejam, se nós fôssemos, quando eu for,… Verbo ter: que nós tenhamos, se eles tivessem, quando eu tiver,… Verbo sair: que tu saias, se eu saísse, quando nós sairmos,…
O subjuntivo é um dos modos verbais. É usado para transmitir uma ação possível, mas incerta. Expressa um acontecimento hipotético, que ainda não se realizou por estar dependente de outro acontecimento para se realizar. O subjuntivo é formado por três tempos verbais simples e três tempos verbais compostos.
Subjuntivo
- Presente. que eu esteja. que tu estejas. que ele esteja. que nós estejamos. que vós estejais.
- Pretérito Imperfeito. se eu estivesse. se tu estivesses. se ele estivesse. se nós estivéssemos. se vós estivésseis.
- Futuro. quando eu estiver. quando tu estiveres. quando ele estiver. quando nós estivermos. quando vós estiverdes.
Como decorar o modo subjuntivo
Subjuntivo
- Presente. que eu o decore. que tu o decores. que ele o decore. que nós o decoremos. que vós o decoreis.
- Pretérito Imperfeito. se eu o decorasse. se tu o decorasses. se ele o decorasse. se nós o decorássemos.
- Futuro. quando eu o decorar. quando tu o decorares. quando ele o decorar. quando nós o decorarmos.
Indicativo – exprime fatos, certezas. Exemplo: Discursa muito bem. Subjuntivo – exprime desejos, possibilidades, dúvidas. Exemplo: Talvez discurse bem esta noite.O presente do subjuntivo é um tempo verbal usado para indicar uma ação do presente ou do futuro. Também é utilizado para expressar desejos. Exemplos: Espero que eu volte antes de amanhecer.
O verbo estar, na maioria das vezes, funciona como um verbo de ligação. Há, contudo, uma situação específica em que ele será um verbo intransitivo.
…
Vejamos alguns exemplos:
- Paulo estava no trabalho.
- O carro está na loja.
- João esteve aqui ontem.
Como se forma o subjuntivo
O presente do subjuntivo é formado a partir do radical da primeira pessoa do singular do presente do indicativo, acrescentando-se a terminação apropriada. O presente do subjuntivo é usado: Para indicar dúvidas, desejos, incertezas, probabilidades e sentimentos.O modo subjuntivo está associado à incerteza. Modo subjuntivo é um tipo de flexão verbal. Ele é utilizado para apontar um acontecimento incerto, um fato futuro, expressar uma vontade ou mesmo assinalar uma condição.Indicativo – exprime fatos, certezas. Exemplo: Discursa muito bem. Subjuntivo – exprime desejos, possibilidades, dúvidas. Exemplo: Talvez discurse bem esta noite.
…
Modo Indicativo
- Caminho todas as manhãs. (acontece)
- Caminhei ontem à noite. (aconteceu)
- Caminharei sábado à tarde. (acontecerá)
Etimologicamente, a origem latina da palavra subjuntivo remete ao significado de algo que se subordina, subjuga-se. Daí o modo subjuntivo ser principalmente aquele das orações subordinadas, que dependem de uma oração principal, cujo verbo no modo indicativo expressa um fato real, uma certeza.
Subjuntivo
- Presente. que eu esteja. que tu estejas. que ele esteja. que nós estejamos. que vós estejais.
- Pretérito Imperfeito. se eu estivesse. se tu estivesses. se ele estivesse. se nós estivéssemos. se vós estivésseis.
- Futuro. quando eu estiver. quando tu estiveres. quando ele estiver. quando nós estivermos. quando vós estiverdes.
O único subjuntivo é "cavou".
Como é formado o modo subjuntivo
O subjuntivo é um dos modos verbais. É usado para transmitir uma ação possível, mas incerta. Expressa um acontecimento hipotético, que ainda não se realizou por estar dependente de outro acontecimento para se realizar. O subjuntivo é formado por três tempos verbais simples e três tempos verbais compostos.Indicativo – exprime fatos, certezas. Exemplo: Discursa muito bem. Subjuntivo – exprime desejos, possibilidades, dúvidas. Exemplo: Talvez discurse bem esta noite.O modo imperativo é um tipo de flexão verbal e está associado à ação de dar uma ordem ou um conselho e fazer um pedido, um convite ou uma súplica. A formação do imperativo afirmativo da segunda pessoa do singular (tu) e do plural (vós) está relacionada à conjugação de verbo no presente do indicativo.