Como provar que estou com burnout? Verifique isto – Qual médico pode atestar Burnout
Os profissionais indicados para tratamento da Síndrome de Burnout são o psiquiatra e o psicólogo. Esta síndrome vem acometendo mais pessoas atualmente. Trata-se de um estresse prolongado que acarreta um esgotamento mental e físico .Como proceder na perícia médica em casos de Síndrome de Burnout
- Identificação do profissional doente;
- Forma de contribuição do trabalhador;
- Histórico previdenciário: analisando se já houve afastamento do trabalho, acidentes de trabalho, inclusive ligação entre o mesmo grupo de CID;
O diagnóstico pode ser feito por médico especialista após a avaliação clínica do paciente. Os profissionais que podem abordar essa questão junto ao paciente acabam sendo os psiquiatras e os psicólogos – os quais, inclusive, podem elaborar laudo técnico para embasamento na perícia médica do INSS.
Como solicitar meu benefício por Burnout Para comprovar a incapacidade para o exercício do trabalho por mais de 15 dias, o segurado deve realizar a perícia no Instituto Nacional do Seguro Social. E para isso, é necessário fazer o agendamento pela Central 135 ou por meio do Meu INSS: 1.
Quem tem Burnout pode trabalhar
Ao se caracterizar como doença ocupacional, a síndrome é equiparada ao acidente de trabalho. Significa que o empregado afetado tem direitos. Assim como acontece com as demais doenças, o funcionário continua recebendo salário da empresa durante os primeiros 15 dias de afastamento.Após identificada a síndrome, a apresentação de atestado ao empregador dá direito a uma licença médica por um período mínimo de 15 dias, tempo no qual a remuneração é mantida pela empresa.Após identificada a síndrome, a apresentação de atestado ao empregador dá direito a uma licença médica por um período mínimo de 15 dias, tempo no qual a remuneração é mantida pela empresa.
A Síndrome de Burnout resulta do estresse crônico no trabalho e é composta por três dimensões: exaustão emocional, despersonalização e realização profissional.
Pode demitir funcionário com Burnout
Para que a burnout seja reconhecida como uma doença ocupacional, ela precisa estar diretamente relacionada ao trabalho. Quando a burnout não puder ser reconhecida como doença ocupacional, a empresa pode te demitir.O trabalhador com síndrome de burnout terá direito a licença médica remunerada pelo empregador por um período de até 15 dias de afastamento.Para que a burnout seja reconhecida como uma doença ocupacional, ela precisa estar diretamente relacionada ao trabalho. Quando a burnout não puder ser reconhecida como doença ocupacional, a empresa pode te demitir.
Além disso, o empregador tem o direito de processar a empresa devido quaisquer danos à sua saúde mental. Já há casos judiciais em que houve ganho de causa e a corporação foi obrigada a não só arcar com os custos de todo o tempo de tratamento da Síndrome de Burnout, mas também com uma pesada indenização.
Tratamento do burnout
O tratamento da síndrome de burnout inclui o uso de antidepressivos e psicoterapia. Atividade física regular e exercícios de relaxamento também são altamente recomendados para ajudar a controlar os sintomas.
Como o trabalhador se previne do Burnout O que as instituições devem fazer, de forma efetiva e documentada, para se respaldarem quanto ao enfrentamento do Burnout (e de transtornos mentais advindos do estresse crônico no trabalho)
…
Autor(es) | Marcos Mendanha |
---|---|
Peso (kg) | 0.45 |
ISBN | 9786555265408 |
EAN | 9786555265408 |
O que fazer em caso de Burnout
O tratamento da síndrome de burnout inclui o uso de antidepressivos e psicoterapia. Atividade física regular e exercícios de relaxamento também são altamente recomendados para ajudar a controlar os sintomas.Comunique seus obstáculos ou alinhe as expectativas, porém comece sempre com um objetivo específico para a sua reunião. Lembre-se de focar a conversa não apenas em você, mas também em sua equipe. Ao mostrar como o esgotamento afeta sua produtividade e o negócio em geral, você terá um diálogo mais construtivo.O trabalhador afetado pela Síndrome de Burnout pode procurar um advogado e entrar com um processo trabalhista contra a empresa.