Como não errar a crase? Verifique isto – Como ter certeza da crase
Simplificando: só ocorre crase, se existe a + a.
Se há duas vezes a mesma letra (a), vamos usar só uma e a outra será representada pelo acento grave.Quando usar a crase Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.
Para identificar se a crase é necessária, uma das maneiras possíveis é trocar a palavra que acompanha o A por uma palavra masculina. Se o À se transformar em AO, significa que se trata da fusão entre uma preposição e um artigo. Se o A se mantiver mesmo ao lado de uma palavra masculina, ele não leva crase.
Trocar o 'a' por 'para' ou 'para a' Outra regra que vai ajudar você no uso correto da crase é trocar o 'a' por 'para' ou 'para a' na frase. Se a frase ficar correta com 'para', então o 'a' não recebe crase. Mas, se o certo for trocar por 'para a', então o 'a' deve receber crase.
Tem crase em a tarde
Fique atento porque sempre ocorre crase nos casos a seguir: às duas horas; à tarde; à direita; à esquerda; às vezes; às pressas; à frente; à medida, à vontade, à disposição, à moda de, à maneira de, etc.A crase nada mais é do que a fusão de duas vogais – o artigo feminino “a” com a preposição “a”. Entretanto, o acento crásico poderá ocorrer também quando a preposição “a” preceder os pronomes iniciados pela letra “a”, como “aquele”, “aquela” ou “aquilo”. A crase é sempre representada por um acento grave – “à”.Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.
SEMPRE haverá crase, acento no a (e as):
10) Antes de palavras femininas que exijam o artigo a: Vou à escola. Prefiro minha casa à (casa) de Rita. 12) Antes de numeral que indique horas (a palavra horas está implícita):
Foi a praia tem crase
Sim. A frase "vamos à praia" deve ter o acento grave. Isso ocorre porque a regência do verbo ir (que vai, vai a algum lugar) exige a preposição "a". Desse modo, a crase surge a partir da junção entre a preposição "a" e o artigo definido "a", que faz referência à praia (palavra feminina).Bom, vejamos: a) “Vou à escola” passa a ideia de que o interlocutor (quem fala) irá voltar em questão de horas. Dessa forma, a noção que temos, como ouvintes, é de algo temporário, ou melhor, de curta duração. b) “Vou para a escola” já indica um período maior de tempo, praticamente definitivo.Ou seja, se você vai a e volta da, crase há. Se você vai a e volta de, crase para quê É erro colocar acento grave antes de palavras que não admitam o artigo feminino a, como verbos, a maior parte dos pronomes e as palavras masculinas.
Usamos a crase na indicação de horas, exceto se o artigo definido feminino (a/as) estiver precedido das preposições 'até', ' desde', 'após', 'entre' e 'para'. De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas. Veja os exemplos: Retornaremos às 14h.
A expressão à noite é uma locução adverbial de tempo, ela é escrita com crase, obrigatoriamente, assim como também acontece em algumas outras locuções adverbiais, como: à frente, à tarde, à luz, à direita, à semelhança, à deriva, à exceção, à vista, entre outras.
A expressão à noite indica tempo, exercendo, portanto, a função sintática de adjunto adverbial de tempo. Todo adjunto adverbial de tempo, de modo e de lugar feminino recebe o acento indicador de crase.
Vai crase antes de escola
Em gramática, basicamente a crase se refere à fusão da preposição a com o artigo feminino a: Vou à escola. O verbo ir rege a preposição a, que se funde com o artigo exigido pelo substantivo feminino escola: Vou à (a+a) escola.Enem 2019: quando a crase é obrigatória
“Falou à sogra que chegaria mais tarde.” Antes de locuções adverbiais de tempo, lugar e modo, desde que a palavra seja feminina; Exemplo: Às quintas, saio com minhas amigas. Vou à loja da sua mãe mais tarde.A crase não deve ser empregada junto a verbos. O fenômeno da crase existe quando há uma fusão (ou contração) entre a preposição "a" e o artigo definido feminino "a". Logo, se a palavra seguinte à preposição "a" for um verbo, o acento grave indicativo da crase não é admitido.