Como ler mentalmente? Verifique isto – Como Treinar a mente para ler
O mais importante é que faça parte da rotina e seja uma atividade ainda mais frequente. E isso é possível através de algumas estratégias, como: reservar um momento do dia para a leitura, ter sempre um livro de cabeceira e, claro, escolher os livros mais interessantes.A leitura silenciosa é muito mais efetiva do que ler o texto em voz baixa. Isso se deve ao fato de que, quando você está lendo em voz alta, faz com que o seu cérebro gaste um tempo maior para assimilar a informação.
Ler protege a mente hoje e no futuro
Estudos apontam que ler pode ser uma forma de proteger a mente contra o surgimento de doenças neurodegenerativas. Segundo a professora Aline, quando lemos melhoramos o funcionamento cerebral, o que ajuda a “atrasar” sintomas de doenças como demência e Alzheimer.
Veja 7 dicas para se tornar um leitor assíduo
- Pratique. É obvio que para começar, você deve começar a ler.
- Amplie seus horizontes. Nunca limite seus tópicos de leitura, procure sempre por novos conteúdos e escritores diferentes.
- Leia ativamente.
- Inspire-se.
- Velocidade.
- Hora e local.
- Comece com livros fáceis.
É possível ler a mente
Voluntários de pesquisa da Universidade de Washington conseguiram ler a mente uns dos outros no experimento cerebral mais complexo dos últimos tempos. Pense em um objeto. Vale qualquer coisa mesmo, e nem precisa ser bem um objeto. Pode ser uma emoção, uma pessoa, um lugar.Como ler mais: 11 dicas infalíveis para vencer a preguiça e aproveitar melhor o seu tempo
- Leia 10 minutos todas as manhã
- Pratique atividades físicas regulares.
- Leia em seu deslocamento para o trabalho ou escola.
- Compre um leitor de livros digital.
- Leia vários livros ao mesmo tempo.
- Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar – Daniel Kahneman.
- Pai Rico, Pai Pobre – Robert Kiyosaki.
- As Armas da Persuasão – Robert Cialdini.
- Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – Dale Carnegie.
- Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Stephen Covey.
- Inteligência Emocional – Daniel Goleman.
Quanto mais uma pessoa lê, mais a leitura se torna automática, liberando espaço cognitivo para análises intelectuais mais profundas. Isso quer dizer que nossa mente decodifica as letras e palavras com mais facilidade e rapidez quanto mais prática temos. Ler se torna mais fácil com o passar do tempo!
É possível uma pessoa ler mentes
Ler mentes já é possível e não custa muito, graças a uma tecnologia que está sendo considerada por especialistas a próxima revolução depois do Oculus Rift e do Google Glass.Assim como temos a capacidade de captar imagens com nossos olhos, pessoas mais sensitivas simplesmente captam formas pensamentos liberadas no ar como informações. Elas conseguem ler essas formas pensamentos.O bom leitor é aquele que com ampla leitura, entende o que lê, tem objetivos, responsabilidade com o que está lendo, quando inicia uma leitura, a faz até o fim. Segundo Botelho (2012), “um bom leitor é aquele que não é só bom na hora da leitura. É bom leitor porque desenvolve uma atitude de vida”.
Além de absorver conhecimento, a leitura aprimora a sua empatia, pensamento crítico, amplia seu vocabulário, exercita a sua inteligência, estimula a criatividade e ainda previne contra doenças degenerativas.
Em 2021 lançou Orçamento sem falhas, livro onde aborda com humor e simplicidade os principais problemas (e soluções!) que afetam a população quando se fala de dinheiro. Ela dá dicas preciosas que vão te ajudar a abrir a mente e pensar em estratégias para melhorar a relação com seu bolso.
Em A arte de ler mentes, Henrik Fexeus ensina tudo o que você precisa saber para influenciar pessoas e ler os sinais conscientes e inconscientes emitidos pelo corpo, pela mente, pela fala e pela personalidade de cada indíviduo.
Por que ler cansa
Assim ao ler temos pelo menos 3 grupos de pequenos músculos atuando em conjunto. E como qualquer músculo, entram em fadiga caso usados por muito tempo. Por isso é comum a queixa de pessoas que conseguem ler pela manhã, mas a tarde e a noite não mais conseguem.Quanto mais uma pessoa lê, mais a leitura se torna automática, liberando espaço cognitivo para análises intelectuais mais profundas. Isso quer dizer que nossa mente decodifica as letras e palavras com mais facilidade e rapidez quanto mais prática temos. Ler se torna mais fácil com o passar do tempo!Como lembrar do que lemos: 9 dicas para memorizar suas leituras
- Faça resumos.
- Tenha anotações no livro.
- Compartilhe o que acabou de ler.
- Formule associações.
- Crie um mapa mental.
- Leia mais de um livro ao mesmo tempo.
- Grave um áudio com informações importantes.
- Prefira leitura em papel.