Como ler afeta o cérebro? Verifique isto – Como a leitura muda o cérebro
Como vimos, com a leitura profunda, o cérebro é estimulado para desenvolver e fortalecer o raciocínio analítico e lógico, bem como a empatia, a inteligência e a imaginação. Dessa forma, essa prática ajuda o cérebro na habilidade de raciocinar em níveis mais complexos.Ler aumenta as conexões neurais e funciona como uma ginástica para o cérebro. Estudos mostram que hábitos de leitura pode reduzir em até 30% a incidência de doenças como mal de Alzheimer. Também influencia na hora de fazer associações, o que facilita na hora de aprender um idioma novo, por exemplo.
A leitura silenciosa é muito mais efetiva do que ler o texto em voz baixa. Isso se deve ao fato de que, quando você está lendo em voz alta, faz com que o seu cérebro gaste um tempo maior para assimilar a informação.
Assim ao ler temos pelo menos 3 grupos de pequenos músculos atuando em conjunto. E como qualquer músculo, entram em fadiga caso usados por muito tempo. Por isso é comum a queixa de pessoas que conseguem ler pela manhã, mas a tarde e a noite não mais conseguem.
O que acontece quando você lê
A leitura é uma experiência imersiva que traz um novo fôlego para seu cérebro. Ele é responsável por gerar imagens, emoções e ideias enquanto você mergulha em um livro. Seu cérebro faz novas conexões, estabelece diferentes padrões – uma realidade virtual ao seu alcance.O excesso de informações pode causar fadiga mental e deixá-lo tão cansado quanto quem se exaure fazendo exercícios físicos.1 – O ideal pode ser ler apenas 30 minutos por dia.
Quanto mais uma pessoa lê, mais a leitura se torna automática, liberando espaço cognitivo para análises intelectuais mais profundas. Isso quer dizer que nossa mente decodifica as letras e palavras com mais facilidade e rapidez quanto mais prática temos. Ler se torna mais fácil com o passar do tempo!
O que ler para ser mais inteligente
- Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar – Daniel Kahneman.
- Pai Rico, Pai Pobre – Robert Kiyosaki.
- As Armas da Persuasão – Robert Cialdini.
- Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – Dale Carnegie.
- Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Stephen Covey.
- Inteligência Emocional – Daniel Goleman.
Pesquisas científicas provam que pessoas que leem mais possuem um vocabulário maior e mais rico, além de terem melhores habilidades verbais, como fala e escrita. O fato de você ler mais faz com que você tenha um maior vocabulário e saiba como utilizar melhor as palavras.Quanto mais uma pessoa lê, mais a leitura se torna automática, liberando espaço cognitivo para análises intelectuais mais profundas. Isso quer dizer que nossa mente decodifica as letras e palavras com mais facilidade e rapidez quanto mais prática temos. Ler se torna mais fácil com o passar do tempo!
É bibliófilo! + Porque votar em 2022, se para mim não é obrigatório A gente te explica no CH na Eleição. Se você faz parte do #TeamBooks, provavelmente sabe que tem algumas coisas que só os viciados em ler entendem.
Pensando nisso, GUIA separou seis dicas para aumentar a sua concentração e fazer a leitura render.
- 1 – Elimine distrações.
- 2 – Intercale leituras.
- 3 – Dispositivos diferentes.
- 4 – Pequenas metas.
- 5 – Gerencie seus pensamentos.
- 6 – Intervalos.
A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita.
Qual livro todo mundo deveria ler
Livros que todo mundo precisa ler:
- 1 – O pequeno príncipe – Antoine de Saint-Exupéry.
- 2 – Romeu e Julieta – William Shakespeare.
- 3 – 1984 – George Orwell.
- 4 – Dom quixote de La mancha – Miguel de Cervantes.
- 5 – Orgulho e preconceito – Jane Austen.
- 6 – Os Miseráveis – Victor Hugo.
- 7 – Dom Casmurro – Machado de Assis.
5 dicas dos melhores livros para abrir a mente
- Homo Deus. Esta é uma obra de Yuval Harari, o consagrado autor do também ótimo “Sapiens: uma breve história da humanidade”.
- Notas sobre a pandemia e breves lições para o mundo pós-coronavírus.
- Storytelling com dados.
- O andar do bêbado.
- O sol é para todos.
Ler também faz com que a receptividade à linguagem aumente no cérebro – o que facilita na hora de aprender um idioma novo, por exemplo. Você fica mais inteligente quando lê muito, e também melhora a escrita e seu vocabulário. Disso você já sabe.