Como identificar um fofoqueiro? Verifique isto – Quando a pessoa é fofoqueira
Um fofoqueiro gosta de achar que é uma fonte importante de conhecimento, falando muitas vezes das falhas e momentos vergonhosos de outras pessoas, sem a autorização das pessoas em questão. Também é considerada fofoca quando uma pessoa não tem intenção de prejudicar outra, mas fala dela sem o seu consentimento.Sequência de pensamentos negativos
Mesmo que a arte de ouvir seja importante, é preciso filtrar o que se escuta. Participar de debates produtivos e não se distrair escutando informações que não agregam na vida. A fofoca gasta tempo, cria uma sequência de pensamentos negativos e críticas desnecessárias.
Não existe um fator, apenas, que leva as pessoas a fofocar, mas a maioria das fofocas surgem por curiosidade, inveja, insegurança, medo, imaturidade e vingança. Se perguntarmos para alguém o que a pessoa acha sobre fofoca, certamente ouviremos uma série de reclamações sobre tal comportamento.
Muitas vezes ela é infundada, e leva a difamação, podendo até gerar processo judicial. O fato é que sempre estaremos ligados a fofocas, ou como vítima ou como agentes.
Como se livrar de uma fofoqueira
Trate a pessoa com gentileza. Uma atitude amigável é outra reação ótima — o fofoqueiro ficará perplexo com sua capacidade de tratá-lo tão bem, mesmo depois de todas as coisas maldosas que ele falou a seu respeito.Diga algo educado, mas direto, como: “Ei. Eu quero que você saiba que eu não estou gostando nada das coisas que você está dizendo sobre mim. Mantenha seus pensamentos para si mesmo, seu idiota.” Então, saia andando – esta pessoa não merece seu tempo. Ignore quaisquer insultos que ouvir enquanto vai embora.Conte a eles os fatos da situação. Se o rumor não for verdadeiro, eles com certeza vão combater sua disseminação contradizendo a informação sempre que a ouvirem de alguém. Se o boato for verdadeiro, eles ainda podem ajudar a conter a sua propagação defendendo o seu lado e reprimindo as pessoas que o espalham.
5 táticas radicais de cortar a fofoca pela raiz no trabalho
- 1 Não ouvir.
- 2 Não revele.
- 3 Não seja o difusor de informações que podem virar fofoca.
- 4 Não se omita.
- 5 Não se comprometa.
Como calar um fofoqueiro em um minuto
5 táticas radicais de cortar a fofoca pela raiz no trabalho
- 1 Não ouvir.
- 2 Não revele.
- 3 Não seja o difusor de informações que podem virar fofoca.
- 4 Não se omita.
- 5 Não se comprometa.
A fofoca é relacionada a falar mal. “Se o comentário é positivo, baseado em admiração ou inspiração, é só um comentário. Ou se é apenas uma opinião sem julgamentos, ressaltando uma forma de pensar, também não é condenável”, opina Gabriela.Sempre que você perceber que uma dada conversa está para se transformar em fofoca sobre alguém, procure mudar o rumo da prosa. Se for necessário, até elogie a pessoa que está para ser difamada, caso tenha algo positivo a dizer sobre ela, dando a entender que você não é do tipo que gosta de falar mal dos outros.
Bisbilhoteira, mexeriqueira, intrigante, leva-e-traz, boateira, devassa, linguaruda, faladeira, indiscreta, leviana. Ex: Ela não passa de uma fofoqueira que só cuida da vida dos outros e não sabe guardar segredos nem refrear aquela língua!
Identifique as pessoas que fazem a fofoca e procure manter uma distância saudável e cordial delas. Seja claro ao se comunicar com os colegas. Confira sempre se conseguiu transmitir suas ideias corretamente, para evitar mal-entendidos e disseminação de informações equivocadas.
Como parar de fazer fofoca, segundo especialistas
- Entenda o que atiça seu fofoqueiro interior.
- Imponha limites e seja positivo.
- Seja consciente e conte com um amigo.
- Coloque-se no lugar dos outros.
Quais os tipos de fofoca
Tipos de fofoca
Fofoca sem querer: Fofoca camuflada de opinião ou ponto de vista. O fofoqueiro diz que não queria contar, mas deixou escapar,pois aquilo o estava incomodando muito. Fofoca puxa tapete: É a fofoca direta e mal intencionada.Segundo os autores “a fofoca é a maneira de obter informações sobre os outros que pode orientar sobre como a pessoa pode conduzir sua própria vida ou garantir maior autoestima por meio de comparação com os demais” (Gouveia e colaboradores, 2011, p.5 táticas radicais de cortar a fofoca pela raiz no trabalho
- 1 Não ouvir.
- 2 Não revele.
- 3 Não seja o difusor de informações que podem virar fofoca.
- 4 Não se omita.
- 5 Não se comprometa.