Como era Capitólio antes? Verifique isto – Como era Capitólio antes da represa de Furnas
As terras férteis dos vales dos rios Grande e Sapucaí foram perdidas sob o lago. Levados os cerrados, agricultores faliram por não conhecer tecnologias de adubação. Mas sem dúvida, o custo maior para o município foi a implosão repentina de sua sociedade. Terras inundadas em Guapé.O arenito que estava submerso sofreu uma série de alterações químicas ao longo do tempo e, entre 600 milhões e 680 milhões de anos atrás, passou por um evento de metamorfose conhecido como “deformação brasiliana”, que o transformou em quartzito, a rocha naturalmente fraturada que forma o cânion atualmente.
"O bloco de quartzito tombou porque perdeu sua sustentação devido ao processo erosivo ocorrido na sua base", afirmou o geólogo Otávio Guerra, perito da Polícia Civil. Para ele, na parte mais proeminente da rocha já havia uma cavidade abrangente, prejudicando a sustentação.
"dizem" que tem mais de 30 metros de profundidade – Foto de Canyons de Furnas, Capitólio.
Por que se chama Capitólio
SIGNIFICADO DO NOME CAPITÓLIO
A palavra Capitólio vem do Latim, “Capitolium”, nome de um templo da Roma antiga, dedicado a Júpiter, o pai dos deuses entre os romanos da antiguidade. O termo Capitolium, por sua vez, se origina do radical “capitis, caput” que significa cabeça, topo.450 metros
O Lago de Furnas tem 450 metros de profundidade e 5,4 mil quilômetros (equivalente à metade do nosso litoral), além de ter 4 vezes o volume de água da Baía de Guanabara no Rio de Janeiro. Para que suas águas se mantenham exuberantes, ele é alimentado por nascentes e rios de águas cristalinas dos 34 municípios.440 km²: o imenso lago artificial criado em 1963 para a construção da primeira hidrelétrica de grande porte do Brasil equivale a quatro vezes o tamanho da Baía de Guanabara.
rocha metamórfica
No caso do quartzito, a rocha presente em Capitólio, o mais comum é que ocorra uma desagregação de natureza física, pois esse tipo de rocha metamórfica sofre baixo intemperismo químico.
Como ficaram os corpos das vítimas de Capitólio
“Em decorrência de um trabalho técnico minucioso que envolveu equipes de mergulhadores especialistas da Corporação e em uma atuação integrada com outras forças e órgãos, todos os 10 corpos já foram localizados e devidamente identificados pela Polícia Civil, não restando nenhum desaparecido.O bloco de pedra de um cânion no lago de Furnas, em Capitólio (MG), que tombou em cima de quatro lanchas neste sábado tinha 1,2 bilhão de anos e 10 mil toneladas, estima o geólogo Flávio Henrique Freitas e Silva.O desabamento ocorreu por volta das 12h30 desse sábado, quando um grande bloco de pedra se desprendeu do cânion do Lago de Furnas e caiu sobre pelo menos três lanchas. Duas embarcações afundaram.
A Invasão do Capitólio dos Estados Unidos ocorreu em 6 de janeiro de 2021, depois de partidários do então presidente Donald Trump por ele convocados a se reunirem em Washington, DC para protestar contra o resultado da eleição presidencial de 2020, justamente a data em que as duas casas legislativas se reuniriam para …
O Lago de Furnas foi criado devido à instalação da Hidrelétrica de Furnas. A barragem se situa no curso médio do Rio Grande, chamado de “corredeiras de Furnas”, entre as cidades de São José da Barra e São João Batista do Glória, em Minas Gerais.
Vale dizer que até pouco tempo atrás era permitido o banho nas cachoeiras dos cânions, porém, com o grande número de embarcações no local, o banho está restrito. Os passeios pelo Lago de Furnas partem da Ponte do Rio Turvo (MG-050) e também do bairro Escarpas do Lago (a 6 km do centro de Capitólio).
Como ficou os corpos de Capitólio
'Foram localizados pelos nossos mergulhadores três corpos íntegros. Esses corpos foram repassados para a Polícia Civil. Tivemos também a localização de diversos segmentos corpóreos', explicou major Rodrigo Castro, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (veja a entrevista com o major ao final do texto).Durante o passeio de lancha por Capitólio, você poderá nadar sob a queda d'água de diversas cachoeiras, além de curtir bares flutuantes e restaurantes com linda vista para o Lago de Furnas.O desabamento de rochas em Capitólio foi um desastre ocorrido no início da tarde de 8 de janeiro de 2022, no Lago de Furnas em Capitólio, Minas Gerais, Brasil. Dez pessoas morreram e 32 ficaram feridas.
…
Vítimas identificadas.
Vítimas identificadas | Idade | Cidade Natal |
---|---|---|
Geovany Teixeira da Silva | 37 anos | Itaú de Minas (MG) |