Como as pessoas encaram a vida? Verifique isto – Por que a morte tanto nos assusta
Esse último tipo de medo, que possui uma raiz mais profunda e muitas vezes inconsciente, é um sentimento que está sempre projetado no futuro, pois é fruto de algo que desejamos impedir, causando sofrimento por algo que não está enraizado na realidade, mas dentro de nós mesmos.O morrer dá sentido ao viver porque lhe da um “limite”; é uma luz no horizonte que ilumina o caminho; é um fim que dirige desde o inicio, a construção de um projeto, de uma obra. O morrer é o momento conclusivo de uma sinfonia; o viver é uma “opera”, e o morrer é o último ato deste drama no teatro da vida.
Normalmente, no momento da morte as pessoas sempre questionam e ficam presas a pensamentos sobre os porquês e os se's : “por que o fulano” , “e se eu tivesse feito diferente”, “e se não tivesse deixado meu filho sair”, “e se eu tivesse feito diferente, talvez ainda pudesse estar com ele(a)”, “se não tivesse internado …
Portanto, enquanto em alguns grupos sociais a morte é encarada com serenidade, em outros pode gerar inconformismo e dor; enquanto, para alguns, a morte é vista como uma punição, para outros pode representar uma redenção; enquanto, para alguns, a morte é vista como um fim, para outros pode constituir, simplesmente, o …
Porque a morte é tão dolorosa
Perder uma pessoa de nosso vínculo por rompimento ou morte pode gerar um estado mental de tristeza, desânimo, falta de interesse pelo mundo, um enorme sofrimento. Isso é luto”, explica Guilherme Gregório, psiquiatra, supervisor médico em Saúde Mental do Programa de Atenção Integral à Saúde, PAIS, da SPDM.O conceito de tanatofobia é definido pelo medo extremo da morte. O termo vem do grego: “thanato” significa morte e “phobos” está relacionado a temer ou ter medo. Mesmo diante da plena consciência de que todos morrerão um dia, esse pensamento ainda é considerado desagradável para muitas pessoas.O desenvolvimento de um sentido de vida pode ser frustrado quando as metas e objetivos não são completados ou cumpridos; quando o choque entre expectativas e realidade é tão forte que somente a desilusão aparece, ou quando situações de crise ameaçam a sensação de segurança e certeza, e a pessoa não têm as ferramentas …
O que importa não é o sentido da vida de um modo geral, mas sim o sentido específico da vida de uma pessoa, em determinado momento de sua existência. Cada um tem sua vocação, sua missão pessoal, para a qual precisa executar tarefas específicas.
Quanto tempo leva para a alma sair do corpo após a morte
A alma tem três aspectos ou níveis, chamados Nefesh, Ruach e Neshamá. Na hora da morte os dois níveis mais elevados deixam o corpo. O mais baixo, Nefesh, passa por um processo de até 11 meses para se desprender do corpo.A vida em sociedade é uma constante formadora do homem, a própria convivência social condiciona a sociedade e é condicionada por esta. A vida social capacita o homem e o modula, formando-o para determinada sociedade. Por sua própria essência, a espécie humana, possui uma carência encrustada em sua história.Entre os fenômenos que induzem à morte, os mais comuns são: envelhecimento biológico (senescência), predação, desnutrição, doenças, suicídio, assassinato, acidentes e acontecimentos que causam traumatismo físico irrecuperável.
Para que os lábios permaneçam cerrados durante o velório, eles são suturados às gengivas.
O que é tanatofobia O conceito de tanatofobia é definido pelo medo extremo da morte. O termo vem do grego: “thanato” significa morte e “phobos” está relacionado a temer ou ter medo. Mesmo diante da plena consciência de que todos morrerão um dia, esse pensamento ainda é considerado desagradável para muitas pessoas.
Os membros começam a esfriar e ganham uma coloração azulada ou com manchas. A respiração pode ficar irregular. Confusão e sonolência podem ocorrer nas últimas horas. As secreções na garganta ou o relaxamento dos músculos da garganta provocam, por vezes, uma respiração ruidosa, denominada o estertor da morte.
Como saber se você está morrendo
Os sintomas podem geralmente ser antecipados e tratados.
- Dor. A maioria das pessoas teme a dor na hora de enfrentar a morte.
- Falta de ar.
- Problemas do trato digestivo.
- Incontinência.
- Úlceras de decúbito.
- Fadiga.
- Depressão e ansiedade.
- Confusão e perda da consciência.
O vazio emocional é a sensação de estar perdido diante do mundo, sem saber que direção deve seguir. Seus propósitos mudam diante da nova realidade e pode levar um determinado tempo para que você se encontre novamente.Alguns sintomas da condição podem incluir:
- Sentimentos de vazio ;
- Falta de motivação, interesse ou prazer em qualquer atividade da vida;
- Isolamento;
- Diminuição do foco;
- Incapacidade de reagir ao meio ambiente;
- Incapacidade de se expressar;
- Sentir-se preso;
- Sentir-se desapegado da mente ou do corpo;