Extensões de domínio: um guia essencial – como escolher uma e por quê
Sua extensão de domínio é a parte do seu domínio que vem após o ponto final. Por exemplo, o nosso é .com
. E enquanto .com
é a opção mais conhecida, você realmente tem várias opções em extensões de domínio, e é por isso que você pode estar procurando por ajuda para fazer sua escolha.
Em 1985, apenas nove extensões de domínio existiam. Até os anos 90, cerca de nove ou dez extensões de domínio eram adicionadas a cada ano. Depois disso, foi para as corridas.
No momento em que este artigo está sendo escrito, você pode escolher mais de 1.000 extensões de domínio (você pode ver a lista completa no site da IANA (Autoridade de números atribuídos à Internet)).
O estranho é que você provavelmente conhece apenas um punhado deles: .com, .gov, .net, .org, .edu, e talvez algumas extensões de domínio como .us.
É isso que responderemos nesta postagem!
Contents
Eis por que existem tantas extensões de domínio
Algumas extensões de domínio têm um objetivo óbvio – como .blog, enquanto outras podem parecer um pouco estranhas a princípio – como .gs. Geralmente, todas as extensões de domínio que você vê são projetadas para concluir uma ou mais destas funções:
- Ajuda com a marca para uma empresa individual ou um setor inteiro – como .aarp ou .realtor.
- Indique que um site está localizado em um determinado país. Isso é útil para empresas que servem apenas esses países e dividem a Internet em idiomas e moedas – pense em .cz para a República Tcheca ou .de na Alemanha.
- Servir uma comunidade específica, com base na localização geográfica, étnica, técnica ou outras categorias. A extensão de domínio .asia é um bom exemplo, pois se concentra mais em uma comunidade regional do que em um país.
- Restringir o uso do domínio de nível superior para pessoas ou organizações em um determinado grupo. Veja .edu, por exemplo. Você só pode usar essa extensão de domínio se tiver uma instituição educacional credenciada. O mesmo pode ser dito para muitos países ou domínios regionais, nos quais você deve ser cidadão ou ter uma empresa no país.
Então, quais extensões de domínio você pode usar no seu site?
Isso depende de qual tipo de organização você está executando e qual extensão de nome de domínio você está procurando.
As extensões de domínio são consideradas:
- Restrito – você precisa atender a certos critérios para comprar uma dessas extensões de nome de domínio. Muitos deles foram pagos (patrocinados) por uma organização ou reservados para certos grupos.
- Irrestrito – qualquer pessoa pode comprar um nome de domínio com uma dessas extensões.
Se você pesquisar em um registrador de nomes de domínio como GoDaddy ou Namecheap, poderá garantir praticamente que a maioria dos resultados seja irrestrito extensões:
Um dos únicos tipos de domínios restritos vendidos em sites como o GoDaddy é uma extensão de domínio do país. Portanto, .us pode ser comprado diretamente on-line, mas você deve provar que é um residente permanente dos Estados Unidos.
Quanto à maioria dos domínios de nível superior restritos, você normalmente precisa fazer parte de uma organização, setor, região ou outro tipo de grupo para obter a extensão de domínio. Além disso, você deve entrar em contato com o proprietário do domínio de nível superior e seguir seu processo exclusivo de verificação e compra.
Um ótimo exemplo é a extensão de domínio .aero. Esse domínio de nível superior foi pago e agora é patrocinado por uma organização chamada Societe Internationale de Telecommunications Aeronautique (SITA). Esse patrocinador possui regras em seu domínio de nível superior, dizendo que, para usá-lo, sua empresa deve estar no setor de transporte aéreo.
Preços de um .com vs outras extensões de domínio
Existe uma grande variação no preço de diferentes extensões de nome de domínio.
Para domínios irrestritos, o preço geralmente é muito barato. Domínios padrão com extensões como .com geralmente custam cerca de US $ 10 por ano.
Algumas extensões irrestritas menos conhecidas custam ainda menos:
Se você planeja comprar um domínio restrito, talvez seja necessário pagar um prêmio. No entanto, tudo isso depende do proprietário desse domínio de nível superior e cada extensão de domínio de nível superior tem um preço diferente.
Qual dessas extensões de domínio você deve usar?
Para iniciar o processo, considere que tipo de empresa ou organização você está tentando representar online.
Se você está realizando negócios apenas em um determinado país, convém se destacar com uma extensão baseada em país como .us. Além da marca, você também pode usar um nome de domínio específico do país para indicar ao Google que seu site segmenta essa região (explicação aqui).
Se você está segmentando pessoas em todo o mundo, sua melhor aposta é a extensão de domínio irrestrita, embora.
Para isso, você tem algumas opções:
1. Tente obter uma extensão de domínio irrestrita padrão, como .com ou .net
Não há nada errado com isso, desde que você não esteja escolhendo .net porque outra empresa tem o mesmo domínio que você. Esse é um pesadelo da marca, se houver dois sites com nada diferente, exceto uma extensão de domínio.
Fora isso, você pode usar uma extensão de domínio .com ou .net, se estiver disponível. Os .coms do mundo são fáceis de lembrar, desde que o que você colocar na frente do .com seja curto e direto ao ponto.
2. Considere um domínio irrestrito exclusivo relacionado à sua empresa
É aqui que você pode realmente especificar o que faz. Uma loja online pode aproveitar a opção .store, enquanto um clube de campo pode usar o .club para mostrar alguma exclusividade no nome de domínio.
3. Seja realmente criativo
Delicious, o blog do quadro de anúncios, tem um dos nomes de domínio mais exclusivos do mercado. Utilizou a extensão de domínio .us e fez seu nome de domínio del.icio.us.
Alguns outros exemplos são ótimos para criação de marca, como Last.fm (streaming de música) e thegreen.diet (um domínio que declara, literalmente, o que o site vende).
Por isso, incentivo você a pensar criativamente ao criar seu domínio e não se esqueça de algumas dessas extensões de domínio que geram sonhos de marca!
E se precisar de ajuda, você sempre pode usar um gerador de nome de blog ou conferir outras dicas para escolher um nome de domínio.